terça-feira, 12 de agosto de 2014

Toque do Colo do Útero

Oieeeeee Boa Tardeeee gatas... (tô animada hoje)kkk

Vim falar do nosso colo do útero (pra ver se me distraio um pouco),
muitas mulheres acham que ele fica longe da entrada da vagina, por tanto intocável, o que não é verdade, pois se você colocar o dedo anelar ou médio, que é o mais compridinho de todos, irá senti-lo, mas cuidado, antes de qualquer coisa, lave bem as mãos, unhas compridas não são uma boa ideia, pode machucar sem você querer, pois é uma região muuuuito sensível, o ideal seria fazer o toque com luva descartável, mas poxa, convenhamos, ninguém fará isso a não ser que seja médica, enfermeira ou tenha esse material em casa por algum outro motivo, sei lá, enfim...na minha opinião acho que a mão bem lavada, um álcool gel e muita delicadeza são mais do que suficientes, mas esteja preparada antes de fazer isso, se não não adianta limpar as mãos e só depois abrir as calças por exemplo!  kkkkk
Alguém já tocou? Se ainda não, vamos lá...

"ATENÇÃO, FAZER ESSE TIPO DE TOQUE É RESPONSABILIDADE DE CADA UMA...É EXTREMAMENTE PERIGOSO ACONTECER UM MACHUCADO E ATÉ UM ABORTO SE FOR TOCADO DE MANEIRA INCORRETA...SE FOREM TOCAR TOQUEM DE MANEIRA SUAVE"

A melhor posição para fazer o toque, é meio abaixada/meio sentada, eu prefiro fazer no banho.
Coloque o dedo indicador ou anelar/médio dentro da vagina, insira o mais fundo que conseguir (devagar), e aí você sentirá o colo do útero.
Para que possa controlar o período fértil e não fértil, você terá que observar vários detalhes, como a posição em que o colo se encontra (alto/baixo), a textura e também a abertura.




 1 - menstruação
2 período infértil
3 - período fértil
2 - colo do útero baixo & seco
3 - colo do útero úmido & elevado
4 - colo do útero alto & molhado - ovulação
5 - útero
6 - colo do útero
. o O - nível de abertura do colo do útero
 

 Posição:
-Baixo: Você não vai precisar inserir muito o dedo na vagina, logo vai encontrar o colo, sentirá a ponta e também poderá sentir os lados do colo.
-Alto: Nesta posição o colo é mais difícil de tocar, pois está no alto do interior abdominal. Muitas vezes só se consegue tocar a pontinha, outras vezes está tão alto que não é possível tocá-lo.

Textura: 

-Firme: Ao tocar o colo a sensação é de estar tocando a ponta do nariz.
-Macio: Ao tocar o colco, a sensação é de estar tocando os lábios.

Abertura: 
-Fechado: A sensação é de tocar a parede lisa do colo do útero.
-Aberto: A sensação é de estar tocando uma covinha, muitas vezes bem pequena.

Como interpretar estas informações: 


Durante a menstruação o colo normalmente estará baixo, firme e aberto, para o fluxo passar.

A sensação é a mesma de estar tocando a ponta do nariz. Não importa muito saber se está alto ou baixo, afinal estás menstruada.

Após a menstruação o colo se mantém  baixo, firme, e a abertura do útero fechada. 


Quando a ovulação está se aproximando o colo vai ficando mais alto no interior abdominal, e vai ficando cada vez mais macio, com a sensação de tocar os lábios. Isso significa que você está entrando no período fértil. A posição mais fértil é quando o colo está alto, macio e aberto (para os espermatozoides poderem passar). Mas não se preocupe se a posição variar um pouco no período fértil, às vezes a ovulação se atrasa por alguma razão e o colo sobe e desce um pouco antes de atingir a posição ideal. Vc pode tb observar o colo alto, macio e aberto durante vários dias. Lembre-se que vc tem que analisar o conjunto dos sinais de fertilidade. 


Após a ovulação, o colo desce, ficando mais baixo, firme e fechado. Lembre-se que a abertura das mulheres que já deram a luz é sempre maior. Então, pode ser que vc não sinta que a abertura esteja tão fechada. Esta mudança após a ovulação pode acontecer imediatamente, ou depois de algumas horas, ou mesmo de alguns dias. Cada mulher é diferente.

Quando a gravidez acontece, o colo às vezes sobe, ficando alto, macio e fechado. Mas isto pode acontecer em épocas diferentes em mulheres diferentes. Observar a posição do colo pra identificar a gravidez não é uma coisa muito certa ou confiável. Apenas o teste de gravidez positivo ou o ultrasom podem confirmar a gravidez."


No meu caso estou com o meu colo baixo e firme, não consigo muito ainda ver se aberto ou fechado...isso me leva a crer que a minha M irá descer...but, vamos aguardar, como diz acima pode e é diferente de mulher para mulher!!!

Beijinhos e até a próxima.

Fonte:  http://pt.wikipedia.org , fóruns e blogs

59 comentários:

  1. Informações super interessantes, quase não sabia de nada disso.
    Obrigada pelo post, muito me ajudou, de verdade!

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Mesmo Nathy, que bom, fico feliz de verdade!
    bjks

    ResponderExcluir
  3. minha menstruação veio so três dias e no quarto dia veio uma pasta branca meio marron em grande quantidade, sinto fisgada no bico do seio, e dor e no pe da barriga um tipo de desconforto, minha menstruação esta pra descer dia 23desse mês. faz três semanas q sinto enjoos, durmo muito e sinto dor de cabeça meu teste deu medio duro e aberto

    ResponderExcluir
  4. oi boa tarde!

    fiz o controle da minha ovulação pelos teste de ovulação e aconteceu exatamente na quarta-feira passada dia 25/11, hoje pela ,manha senti uma cólicas enjoadinhas mas leve... agora a tarde verifiquei o colo do útero e ele esta alto, duro e fechado! será que é o meu positivo?

    ResponderExcluir
  5. gente mas o colo e todo o utero ou e so a abertura?

    ResponderExcluir
  6. eo que fica macio eo centtro ou seja na covinha ou e toda aquela rosquinha ao redor?esperando resposta por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, já li tanto sobre colo do útero, muco, cólicas q já estou craque.
      Onde você sente a textura eh na rosquinha, a covinha é a abertura.

      Excluir
    2. Ahh e não faça o toque com mãos sujas e unhas grandes. É de responsabilidade de cada uma fazer... Um mal toque pode ocorrer aborto

      Excluir
    3. Ahh e não faça o toque com mãos sujas e unhas grandes. É de responsabilidade de cada uma fazer... Um mal toque pode ocorrer aborto

      Excluir
  7. Bom dia me chamo Camila
    Estou um tanto encucada,minha menstruação veio dia 20/04 apos o fim da menstruação tive relação em período onde acredito estar fertil,desde 08/05 veio sentindo colicas,inchaço no pé da barriga,seios doendo,alterações no humor,como se fosse menstroar, hoje resolvi sentir meu útero como outras vezes mas não o consegui sentir, não achei,sera que posso estar gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu período fértil é para ser de 12 a 16 dias após o primeiro dia da menstruação ( falando m.mulheres com ciclo de 28 dias)
      * no caso seu período fértil seria do dia 1 ao 5.
      Seu colo está alto pois tu arrecem óvulou. Esta muito cedo para sentir sintomas. Pois de 5 a 12 dias após ovulaçao, podendo levar até 16 dias. acontece a nidaçao( onde o ovulo vai se fixar no utero e aí sim começar a produzir hcg)
      Esses teus sintomas podem ser por a progesterona esteja alta.

      Então aguarde mais uns dias e faça.um hcg
      Aconselho a esperar até a m atrasar para ter certeza.

      Obs: não sou nenhuma especialista. Qualquer coisa procure seu ginecologista, ele melhor que ninguém saberá lhe explicar

      Excluir
    2. Meu colo do útero está alto . Fechado e macio . Minha menstruação está atrasada 2 dia . Não sei si devo fazer o teste agr . Pois ja tentei engravidar e nao consigue . Aque agr estou meio na duvida si devo ou não fazer o teste . Ou esperar mais um pouco .

      Excluir
  8. Bom dia me chamo Camila
    Estou um tanto encucada,minha menstruação veio dia 20/04 apos o fim da menstruação tive relação em período onde acredito estar fertil,desde 08/05 veio sentindo colicas,inchaço no pé da barriga,seios doendo,alterações no humor,como se fosse menstroar, hoje resolvi sentir meu útero como outras vezes mas não o consegui sentir, não achei,sera que posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  9. Tive relação com preservativo no dia 03/06, minha menstruação veio no dia 04/06 e ficou até dia 11 do mesmo mês. No dia 03/07 eu não cheguei a ter relação (penetração) mas meu namorado encostou o pênis com líquido pré ejaculatório em mim. Minha menstruação era pra ter vindo no dia 2 ou 3 de julho (de acordo com o ciclo de 28 dias) e até hj ela não desceu. Eu fiz 4 testes de farmácia e todos deram negativo, mas eu estou sentindo um pouco de enjôo, dor nos seios e cólicas, as vezes tremidas na barriga... Posso estar gravida?

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas minha menstruação está atrasada e o colo do útero está alto e firme e fechado estou com leves enjoos,cólicas,tonturas e azia posso estar grávida??

    ResponderExcluir
  11. Gente deixa eu contar p vcs, oq ta acontecendo comigo.

    Usei o Diu mirena por mais de 4 anos e fiz a retirada dia 11/07 pq quero ter mais um filho (tenho um de 4 anos), no dia 17/07 tive um sangramento de cor escura, parecendo borra de café, bem escura somente neste dia. Nos dias 19 e 20/07 tive relações, no dia 23/07 veio tipo menstruação porem meio amarronzada, depois foi ficando meio rosada durante três dias ( q eu acho q não seja menstruação) dai p frente senti dores nas costas, dores de cabeça, cólicas leves,seios doloridos, o mamilo coçando... Depois de alguns dias estou sentindo tonturas e enjôos q estão durando ate hj. E ontem percebi um muco grosso, parecendo creme desses hidratantes. E estou com uma cólica bem leve. Fiz o teste de farmácia deu negativo. Sera q se eu fizer o de sangue, já tenho alguma resposta??? Estou com medo de fazer e ainda não dar pra ver com certeza. Mais tbm não quero ficar na duvida e ter falsas esperanças. Fiz o teste do cotonete e nada ta Branquinho.... Eu o faco p ter uma noção pq não sem nem q dia a Monstra pode vir.

    ResponderExcluir
  12. ola menonas meu ciclo e de 35 dias
    mentruei 23 de julho ou seja periodo fertil era do dia 8 ao 14 sendo q a ovulacao era 13....
    meti bronk kkkk agora to com colicas emjoadas
    pelo toque o utero da alto e firme mas n sei se e pq ovulei 5 dias mas oq acham????

    ResponderExcluir
  13. Tenho 2 que nao vem menstruação meu peito dueu muito nas samames de atraso útero esta alto duro e fexado agora meu peito sai colosto me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  14. Tenho 2 que nao vem menstruação meu peito dueu muito nas samames de atraso útero esta alto duro e fexado agora meu peito sai colosto me ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode sim está grávida faça teste tira sua duvida

      Excluir
  15. Oi parei de tomar remédio fais um mês meu útero está alto firme e aberto pode ser gravidez

    ResponderExcluir
  16. Oi meninas minha M ta atrasada ja desde o dia 30/10/16 e nada no comecinho do atraso fiz um teste de farmacia e deu negativo e cinto o colo do meu utero bem alto e como nao e de costume ele fica alto achei estranho entao gostaria de sabe se to gravida ou oq vcs acha brigado ass: Lilian

    ResponderExcluir
  17. A minha também está atrasada desde do dia 30 de outubro, e até agora não desceu, fiz o toque com o dedo e senti ele baixo macio e seco. Coloquei agora de. madrugada novamente e senti mole e mas pra cima um pouco.. tô louca!!!
    E perdida não sei como ele dia duramente o início da gestação
    Minha mãe apostou comigo que estou grávida e acho que não ou então a minha ficha não caiu mas sinto que sim tá a maior confusão na minha cabeça
    Fiz os teste de farmácia a algumas semanas atras e deu negativo porém tomei muita água não sei se afetou, no banho geralmente vem saindo uma secreção branca como hidratante mas ontem veio bem clarinha não sei se foi a ejaculação dele ou período fértil, mas ele disse que não fez dentro

    ResponderExcluir
  18. Olá alguém pode me ajudar tive relacao 2 dias antes e veio minha mestruacao por 2 dias e veio sangUE e depois borra de café e faz 5 dias que estou com leves colicas será que estou gravida?

    ResponderExcluir
  19. Como saber se estou grávida não tomo remédio a dois meses é minha mestruacao so veio dois dias será que posso estar gravida

    ResponderExcluir
  20. Genteee alguém me ajuda pfv!!!!
    Dia 8 de julho minha M desceu, fiquei 3 dias menstruada e no último dia saiu uma gosma marrom, muito pouca. Dia 14 tive relações novamente com meu parceiro sem preservativo mas ele não gozou dentro. Se passou a semana eu comecei a ficar enjoada, não queria comer nada por uma semana e então fix o toque no colo do meu útero como ja tinha feito outras vezes. Ele estava fechado e tinha uma bolinha do lado onde passa a M. Na terceira semana fui no Go e ele me examinou disse que estava com um cisto no colo do utero mas poderia ser nada. Então ele fez ultrassom e viu que eu tinha ovulado, disse que se eu tivesse grávida seria muito cedo para descobrir. Meu colo do útero ta baixo, macio e o cisto custo Ta diminuíndo. Falta dois dias para minha próxima menstruação e sinto umas dores de barriga mas meu colo ainda se encontra fechado e macio. Será que estou grávida??? Alguém me ajudaaa

    ResponderExcluir
  21. Estou a um mes sem mestruar o colo do utero nao comsigo quase tocar e com abertura so senti dor enbaixo da bariga e dor uma semana nos seio tem a possibilidade de estar gravida?

    ResponderExcluir
  22. Oi estou confusa eu acabei de fazer esse teste senti que estava ccomo uma bolsa de agua macia, mas quando faço sexo com meu marido não sinto nada e antigamente sentia batendo no colo do utero, será que estou gravida?

    ResponderExcluir
  23. Olá
    Minha menstruação esta atrasada há 4 dias,fiz o teste e meu útero esta alto,macio e não da pra sentir cavadura.mas sinto umas fisgada abaixo do ventre o q pode ser?

    ResponderExcluir
  24. Meu útero está alto fechado e duro... Fiz o uso da pílula do dia seguinte... Posso estar grávida???

    ResponderExcluir
  25. Tbm tô com essa dúvida meu tá duro e não consigo sentir a abertura,será gravidez?

    ResponderExcluir
  26. Roberta Cristina B.OliveIra ,vc descobriu o que era ,pois,estou como vc

    ResponderExcluir
  27. Meu útero está alto e duro ,o que pode ser?

    ResponderExcluir
  28. Oi tudo bem ? Estou com a pulga atrás da orelha... Depois de muito tempo tomando AC e ter encerrado definitivamente com ele, meu ciclo está desregulado e curto, a menstruação está descendo 20 dias depois dela ter terminado, na metade deste período vem um sangramento em pouca quantidade que dura 4 dias sem cólica, sendo que minha menstruação dura 7 dias e com cólicas, então acredito que este sangramento de 4 dias na metade dos 20 dias quando a menstruação acaba seja aquele sangramento de ovulação.
    No mês de março minha menstruação desceu de 4 a 11/03, tive relação desprotegida dia 12/03 com ejaculação interna, e do dia 13 a 15/03 relação desprotegida com coito interrompido, dia 16 a 20/03 houve um sangramento ralo que mal manchava o protetor íntimo, fazem 27 dias depois do fim da menstruação de 11/03, era pra ter vindo aproximadamente dia 01/04 mas nada até agora, estava com corrimento branco creme hidratante dia 01/04, colo alto, duro, covinha meia fechada pq já tive parto normal e nunca senti meu colo totalmente fechado, mas dia 05/04 alterou para corrimento elástico esbranquiçado, colo macio, médio e meio fechado, com manchas rosa e marrom clarinho ao limpar com papel mas não suja a calcinha. Fora que estou com dor nas costas, enjoo matinal, urinando frequentemente, pontadas leves nos dois lados do ovário, salivação, constipação (não sou constipada de jeito nenhum) e muita fome. Me ajude, o que pode ser e já posso fazer o teste de farmácia ? Agradecida.

    ResponderExcluir
  29. Oi boa noite
    Minha ultima M foi dia16/3/18
    Bom no sábado dia 21/4/18 fiz um teste q deu positivo segunda listra bem clarinho,fiquei feliz ai tomei coca ne porque amo coca só q meia HR depois fui no banheiro e minha calcinha tava manchada de sangue,ai tomei banho botei um AB,não desceu mas ND ,quando foi domingo desceu como menstruação,
    Na segunda fui no hospital estava com quantidade menor do sangue,a medica mim examinou deu toque e disse que meu útero ta bem fechado,ela disse q se tivesse aberto eu estava abortando aí solicitou exame de sangue, e disse q se desse negativo e porque só tava atrasada,mas nada a ver útero fechado menstruar,quando foi na terça fui no portinho minha agente de saúde fez um teste deu negativo, ai eu disse e porque meu útero ta bem fechado ai ela disse q era normal?
    To sem entender
    Estou tentando engravida pela segunda vez.
    Meu email
    tayeve2097@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Ola ovulei dia 12/04 e hj 16 meu colo esta muitooo alto que consegui tocar so a pontinha eh mormal sera que ouve fecundação?me ajudem

    ResponderExcluir
  31. Esta alto,macil,e fechado sera que estou gravida? Alquem me ajude pous estou desesperada

    ResponderExcluir
  32. Bom dia estou com 11 dias de atraso mestrual fiz um test d farmacia deu negativo .... mais estou sentimdo enjoo dor como uma leve colica e nem sinal da mestruaçao .... tipo umas fisgadas por favor me respondam estou ficando preuculpada ja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ai vc esta gravida ?? A minha esta atrasada a 11 dias , e meu útero esta alto macio e fechado,fiz o exame de sangue e deu negativo. To aqui esperando a M descer .Jesus o que sera ?

      Excluir
  33. Meu útero tá alto duro é fechado, mal consigo tocalo. Será que posso está grávida?... Minha menstruação era pra decer hj mas nem sinal, estou com um corrimento bem branquinha e ao tocar meu útero sinto um desconto ele tá bem dolorido alguém me oriente por favor ....

    ResponderExcluir
  34. Minha menstruação está atrasada há 20 dias e sinto nalzeas, sinto cólica e dor na barriga como um inchaço dolorido sebti meu colo de útero e está baixo.

    ResponderExcluir
  35. Oi meninas dia 17 de novembro minha menstruação veio e dia 19 tomei a primeira dose da injeção,só que no dia 24 tive relação sem camisinha.E no dia 10 de dezembro comecei a sentir uma cólica bem leve mais ñ menstruei,e tive relação novamente sem camisinha. E agora tem 4 dias 4 está descendo aquela borra de café um pingo uma ou duas vezes ao dia,com uma cólica bem leve e minha barriga tá inchada e estou com um pouco de dor no abdômen.

    ResponderExcluir
  36. Oi boa noite,meu colo do útero está baixo e aberto pode ser gravides

    ResponderExcluir
  37. Olá meninas
    Mes passado minha m veio dois dias apenas
    Esse mês está 3 dias atrasada
    Durante esse mês inteiro senti enjoos e cólicas
    Mas meu útero está baixo e durinho
    Alguém pode me ajudar com as dúvidas
    Sou tentante quase um ano
    Tenho hipo controlada e Micropolicistos

    ResponderExcluir
  38. Comecei fazer o toque a pouco mais de uma semana, no inicio tava alto, macio e fechado, agra ta alto,firme e fechado,
    Minha M veio dia 07/01, e depois no dia 31/01 um sangrMento em pouca quantidade e menor tempo, pensei a pudesse ter sido nidacao, fiz o teste da urina essa semana e deu negativo, e depois do dia 31 nao desceu mais nada so muco clara de ovo e agora o braco leitoso,
    De quando comecei a fazer o toque so ta fechado,e alto, vou continuar fazendo l ver se ocorre alteracao no meu colo do utero

    ResponderExcluir
  39. Olá menina, estou muito encucada, minha menstruação era para vir dia 12/13 desse mês e até hoje não veio. Não sinto cólicas só algumas Pontadas de vez enquando no pe da barriga, meu útero está baixo bem molhado e com covinha, mas já está assim a uns 7 dias agora estou em dúvidas será que a M vai descer ou não, pois já estou atrasada a 8 dias e já fiz 2 testes de farmácia e deu negativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí gente eu tô nesta situação e bem preocupada
      Pq ni momento não qro engravidar
      O que faço?

      Excluir
  40. Gente depois de 3 semanas que minha mestrucao foi embora sentj muita colica e muito gas e tive um enjoo agora meu útero ta fechado

    ResponderExcluir
  41. Esclareceu muitas coisas para mim .

    ResponderExcluir
  42. O meu esta fechado, firme e alto, atrasada a 4 dias, fiz um teste de farmacia e deu negativo, no dia q deveria descer a menstruação veio um muco gelatinoso cor de caramelo, tenho colicas leves e uma sensibilidade no bico dos seios, dor de cabeça ,nauseas, as vezes tenho tontura, sera desta vez o meu positivo? Alguem pra me responder por favor se ja passou por isso...

    ResponderExcluir
  43. BOM DIA MENINAS TIRAM MINHA DUVIDA POR FAVOR MENSTRUEI DIA 1,2,3 D OUTUBRO QND FOI DIA 29,30,31 VEIO DNV ISSO NUNCA ACONTECEU CMG BOM DIA 29 VEIO NUMA COR ROSADINHA COISINHA POUCA SEM MELAVA A CALSINHA DIA 30 JA VIO TIPO UMA BORRA DE CAFÉ BEM POUQUINHO TBM DIA 31 VEIO UM POUCO D SANGUE COM UM POUCO D COALOGO PENSEI CMG AGR DESCE QND FOI DIA 1 DE NOVEMBRO JA N VEIO MAS NADA HJ E DIA 26 DE NOVEMBRO E N VEIO AINDA PRA MIM ? JA FIZ NO COMEÇO TESTE DE GRÁVIDA DEU NEGATIVO SEMANA RETRASADA FIZ D SANGUE TBM DEU NEGATIVO N TO INTENDI PQ N VEIO ESSE MÊS PRATICO COITO INTERROMPIDO P QUEM N SABE (meu parceiro goza fora) sinto sintomas d gravidez sera k posso esta GRÁVIDA porem esta no começo por isso aida n descobrir alguém k engravidou assim praticando o COITO INTERROMPIDO ? Me ajudam por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde menina fiz o teste de farmácia duas vezes Deu positivo fiz um Beta HCG deu reagente e o colo do meu útero está baixo molhado e aberto será que estou grávida

      Excluir
  44. O colo do útero ao tocar parecer uma bola?

    ResponderExcluir
  45. Meu tá muito alto
    E menstruação atrasada

    ResponderExcluir
  46. Estou no 2°dia do período fértil, meu colo do utero esta fechado e bem alto , minha Menstruação esta atrasada 12 dias . Fiz um teste com 9 dias de atraso e de negativo

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu cantinho, ler e comentar sobre o que tenho a dizer!
Beijos de uma mamãe apaixonada!