Google+ Badge

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Brotoeja no Bebê + fungo!

Então tá, levanta a mão aí quem nunca sofreu com brotoejas no seu filhote gordinho no verão do Brasil!
Pois então, isso vem acontecendo com o meu branquelo!
Ai gente, que dó me dá, ele não parece se incomodar, mas a gente "mãe" fica em pânico, ainda mais quando toma grandes proporções pelo corpinho e não sabemos mais o que fazer!
A pediatra orientou para passar hipoglós e maisena, mas, não adiantou...só aumentou, alguns pitacaram para passar cutisanol, banho de aveia, pasta d'água, reza brava e não sei mais o que kkk
O fato é que eu já tentei tudo, menos a pasta d'água, e aparentemente melhora um pouco mas em seguida vem com tudo outra vez...:(
Ao levá-lo na médica, foi constatado que ele também está com um fungo, estamos tratando com pomadinhas, uma pra passar uma vez ao dia e outra pra passar três vezes.
Segue uma explicaçãozinha sobre o que é brotoeja para quem não sabe ainda o que é isso!
O grande problema é o calor que eles sentem!


O que é brotoeja?

Se o bebê aparecer com uma erupção de pele bem vermelha no pescoço, debaixo dos braços ou na região da fralda, não se assuste: devem ser apenas brotoejas. 
A brotoeja surge devido ao calor, em áreas do corpo onde há muito contato com a roupa, como o peito, a barriga, o pescoço, a virilha e o bumbum. Se a criança usar chapéu ou boné, a brotoeja pode aparecer até no couro cabeludo e na testa, e de vez em quando também no rosto (com frequência junto com a dermatite atópica, ou às vezes confundida com ela).


O que provoca a brotoeja?

Quando faz calor, a criança transpira para diminuir a temperatura do corpo. A brotoeja aparece quando o suor entope os poros da pele e fica impedido de sair. (Os bebês novinhos ficam especialmente propensos às brotoejas porque seus poros são menores.)
O uso de roupas apertadas ou quentes demais também pode colaborar para o acúmulo de suor, agravando a irritação. A brotoeja também pode aparecer quando o bebê tem febre, porque ele transpira mais.

Qual é o tratamento?

Antes de tudo, refresque seu filho. Afrouxe ou tire as roupas dele e o leve para um ambiente arejado e à sombra. Em seguida resfrie as áreas afetadas com paninhos molhados. 
Um banho bem fresquinho, até com maisena na água, pode ajudar. Em vez de secá-lo com a toalha, deixe a pele secar sozinha. Deixar a criança pelada por algum tempo também pode ajudar.
Não passe cremes (pois podem obstruir ainda mais as glândulas do suor) sem a orientação médica, e muitíssimo cuidado com o uso de talco. O talco tem partículas muito finas que podem ser inaladas por acidente pelo bebê, ficando presas nas vias respiratórias e pulmões dele. 
Prefira maisena ou produtos à base de maisena, não de talco, porque o pó do amido de milho tem partículas maiores. Mesmo assim, não passe nenhum pó perto do rosto do bebê e mantenha o recipiente fora do alcance das mãozinhas dele.

Como evitar as brotoejas?

Mantenha a criança com roupas leves e largas. Embora não haja provas de que um tipo de tecido seja melhor que o outro, os dermatologistas preferem fibras naturais como o algodão, em vez de roupas sintéticas.
Sempre que o bebê estiver suando é sinal de que está com calor demais. Deixe-o à sombra, num lugar arejado, e dê bastante líquido para ele não correr o risco de desidratar.
Vale também cortar as unhas do bebê, assim não há risco de ele se coçar e acabar machucando ainda mais a pele.


Preciso levar meu filho ao médico por causa da brotoeja?

Só se ela vier acompanhada de febre alta (acima de 39 graus Celsius), se a erupção não melhorar depois de três dias, ou ainda se apresentar algum sintoma acompanhado de prostração que traga maior preocupação para você. 



Meu amorzão com as malditas
Bainho de aveia

2 comentários:

  1. Que dó mamãe, e que gostoso que ele está nesse banho!
    rsrsrs

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Minha bebê teve brotoejas, dou banho de aveia todos os dias e as vezes uso a maisena e secou tudinho, mas se deixa um dia sem o banho de aveia ja volta tudo, então não paro com o banho e seco bem a região.
    --------------------♡
    Beijos, Mika {Decidi ser Mãe}

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o meu cantinho, ler e comentar sobre o que tenho a dizer!
Beijos de uma mamãe apaixonada!